segunda-feira, 30 de maio de 2011

Perguntas de um trabalhador que lê

Quem construiu a Tebas das sete portas?
Nos livros constam os nomes dos reis.
Os reis arrastaram os blocos de pedra?
E a Babilônia tantas vezes destruída
Quem a ergueu outras tantas?
Em que casas da Lima radiante de ouro
Moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros
Na noite em que ficou pronta a Muralha da China?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo
quem os levantou?
Sobra quem triunfaram os césares?
A decantada Bizâncio só tinha palácios
Para os seus habitantes?
Mesmo na legendaria Atlântida,
Na noite em que o mar a engoliu,
Os que se afogavam gritavam pelos seus escravos?
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Ele sozinho?
César bateu os gauleses.
Não tinha pelo menos um cozinheiro consigo?
Felipe de Espanha chorou quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem, venceu alem dele?
Uma vitória em cada página.
Quem cozinhava os banquetes da vitória?
Um grande homem a cada dez anos.
Quem pagava as suas despesas?
Tantos relatos.
Tantas perguntas

Autor:Bertolt Brecht

14 comentários:

  1. na visao do poeta como a historia deve ser entendida?

    ResponderExcluir
  2. a visão do poeta é Marxista, então ele enxerga que apenas os heróis construído pela estoria de uma classe dominante, prevalesse, exatamente para que essa classe possa sempre comandar!!!! ele tenta dizer com isso que a Historia é corrompida pela classe dominante, e mostra que o povo, a massa o proletariado também faz parte da Historia! espero q tenha ti esclarecido. obrigado por visitar o blog, leia as minhas poesias também

    ResponderExcluir
  3. Qual é o questionamento sobre a importante questao do estudo historico feito pelo autor ?

    ResponderExcluir
  4. desculpe anônimo mas não sei se entendi sua pergunta direito,mas o que nos mostra o autor com seu estudo historico, é exatamente o que os professores deveriam nos mostrar desde o ensino basico, que o individuo apos ler um texto historico ou mesmo assistir a uma aula deve formar sua propria opinião, o individuo deve possuir o seu senso critico, e não ser mais uma marionete do estado, que apenas vive pelo senso comum! (estou me formando em História)

    ResponderExcluir
  5. Qual é a concepção da História no poema ??????

    ResponderExcluir
  6. Olá colega! fazendo um paralelo com a historia brasileira: quais os fatos, nomes e sujeitos destacados? Quais não são visibilizados?

    ResponderExcluir
  7. A concepção de História no poema seria a pequena história, ou história não contada, ou a história por traz dos heróis...

    ResponderExcluir
  8. hemilly wanny, um paralelo com a História Brasileira seria simples, nossos falsos Heróis, exaltados em sala de aula, seguindo a cartilha dos Militares: Família real Dom Pedro I e II e princesa Isabel, nosso proclamador do República Marechal Deodoro da Fonseca, (falsa Republica), e por ai vai nossos grandes heróis... Agora os verdadeiros construtores do Brasil, os negros, índios, os nordestinos, e toda essa massa proletária que não conhece seu poder... espero ter ajudado.
    Prof. Gideão Cardoso

    ResponderExcluir
  9. me dê uma análise do poema, prfvvv

    ResponderExcluir
  10. que tipo de analise? dependendo do que quer pode já estar nos comentários acima... obrigado por visitar o blog...

    ResponderExcluir
  11. Quem constrói a história? Exemplifique com o poema e com os fatos históricos do presente.

    ResponderExcluir
  12. quem constrói a historia? Exemplifique com o poema e com os fatores históricos do presente

    ResponderExcluir
  13. quem construiu a tebas de sete portas?

    ResponderExcluir